Como funciona a substituição do Airbag?

Quando o kit airbag dispara, eu tenho a obrigação de trocá-lo? Existe alguma lei que regulamente isso? Como deve ser feita a troca?

Quando o airbag é acionado, geralmente o sistema precisa de um reparo. O tamanho do estrago, no entanto, depende do carro e do tipo de sistema adotado. “Alguns projetos danificam o painel inteiro, inclusive o volante”, diz Carlo Gibran, gerente da Bosch. “Outros tem um sistema de abas, que não afeta o carro, mas, independente disso, as bolsas precisam ser trocadas”. Segundo Gibran, elas são dobradas de um jeito especial, com talco, para que não colem na hora de abrir.

Não há, no entanto, nenhuma lei que obrigue a troca do kit depois que ele é acionado. “As concessionárias conseguem verificar se o airbag está ativo, mas não há nenhum mecanismo de inspeção”, afirma Gibran. Além das bolsas e de possíveis danos ao painel, sensores que ativam o airbag também precisam de troca depois de utilizados, bem como o dispositivo pirotécnico que retrai o cinto de segurança.

[Por: AutoEsporte]

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário