Volvo C30 elétrico em 2012

A Volvo está desenvolvendo um sistema de motorização elétrica para ser implementado em seus veículos. A companhia fez acordos com a Powercell Sweden AB e provavelmente em 2012 o novíssimo Volvo C30 DRIVe Electric já estará pronto para os testes finais. “Está é uma excitante expansão do nosso foco em sistemas de eletrificação. As baterias são caras e o tamanho ainda indica que os veículos totalmente elétricos possuem um limite relativo de rendimento. As nossas células de combustível poderão aumentar esse limite que os veículos elétricos possuem, estendendo a distancia que esses carros poderão percorrer antes de precisarem ser recarregados” disse o presidente e CEO da Volvo Stefan Jacoby.

O projeto ainda está em seu estágio inicial, sendo que o foco central é basicamente no rendimento que o veículo poderá percorrer. E isto não é nenhuma surpresa, já que nenhum veículo elétrico terá chance no mercado hoje em dia se ele não conseguir percorrer no mínimo 70 km em uma carga.

A Volvo está aumentando as suas pesquisas e testes a fim de criar um motor de “Range Extender”, ou seja, que aumente a distancia que o veículo poderá percorrer. De acordo com a montadora, é esperado que no fim do projeto o veículo consiga uma autonomia de 250 km por carga.

Fonte: CarScoop

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Rossin-Bertin Vorax, o novo veículo esportivo brasileiro

Parece que finalmente teremos um veículo verdadeiramente esportivo que irá competir com supercarros como Ferraris, Lamborghinis e Porsches, e que será feito no Brasil! Fharys Rossin um ex-designer da GM juntamente com Natalino Bertin Jr. do grupo Bertin, irão criar este modelo esportivo que terá o seu conceito exibido no Salão de São Paulo no fim deste mês.

O veículo utilizará um motor da BMW M5 de 5.0 V10 570hp, de acordo com testes virtuais o modelo conseguirá atingir uma velocidade de 0-100 km/h em 3.8 segundos e uma velocidade máxima de 330 km/h.

O Vorax será fabricado em um fábrica em Blumenau SC no fim de 2011 ou início de 2012. Possivelmente uma versão conversível também será oferecida em seguida. Rossin-Bertin esperam vender entre 500 a 1000 unidades do veículo por um preço aproximadamente de R$700,000.

Fonte: CarScoop

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Tecnologia do Google consegue fazer carro dirigir sozinho

O gigante da internet mostrou que as suas fronteiras em relação à tecnologia não possuem limites, parece que agora o Google está se focando em inovações que antes pareciam impossíveis, mas não para eles. A companhia californiana está desenvolvendo um projeto junto com a DARPA para a criação de um sistema de navegação totalmente independente e inteligente. Basicamente eles estão criando um carro que poderá dirigir sozinho, somente usando instrumentos como câmeras, lasers, sensores e navegação via satélite.

O veículo não pilotado já foi testado por mais de 225 mil quilômetros e já rodou por grande parte da costa oeste dos EUA na região de Santa Mônica e San Francisco.

O veículo que está sendo usado para testar o novo sistema é um Toyota Prius e foi dado o nome de Priora em homenagem ao modelo. De acordo com a Google, este sistema simboliza o transporte do futuro onde não haverá mais tantos acidentes de transito e andar de carro se tornará uma experiência muito mais segura e confortável. Para os que já viram Minority Report, da para se esperar o que vem por ai. Confira um vídeo logo abaixo que mostra o Priora em testes:

Fonte: CarScoop

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Alfa Romeo Sport Wagon Vittorio Jano

Criado por Marco Procaccini

O designer independente Marco Procaccini criou um modelo alternativo e substituto para o Alfa Romeo 159. O nome foi inspirado em Vittorino Jano, um designer de veículos de corrida que trabalhou na Alfa Romeo nos anos 30. A idéia de Marco foi criar um veículo esportivo com lugar para quatro pessoas que seguisse as últimas linguagens de design da montadora e fosse um modelo wagon.

Podemos ver que o modelo tem alguns detalhes que parecem ter sido inspirados no Peugeot 308 SW wagon. Confira logo abaixo um vídeo de apresentação do conceito:

Fonte: CarScoop

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Jaguar pretende fabricar o C-X75 em 7 anos

Depois da Porsche iniciar o desenvolvimento do 918 Spyder híbrido, agora é a vez da Jaguar implementar uma inovação tecnologia realmente interessante. Segundo rumores, a montadora britânica está desenvolvendo um motor movido à turbina que poderá ser usado no modelo C-X75 revelado no último Salão de Paris.

Mas ao que tudo indica esta tecnologia somente ficará pronta em cerca de 5 a 7 anos. De acordo com Tony Harper, chefe de desenvolvimento de motores da Jaguar “Nós estamos falando de três a quatro anos para a implementação da tecnologia de turbina, e mais uns três anos para integrarmos em um veículo.”

Mesmo que demore alguns anos para esta tecnologia realmente ser lançada, com certeza o modelo C-X75 continuará moderno e futurístico até lá.

Fonte: CarScoop

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Novo Peugeot 508 direto do Salão de Paris

A Peugeot resolveu dar uma elegância maior ao design do seu mais novo modelo top-de-linha 508, deixando para trás a antiga aparência característica da Peugeot em favor de uma linguagem de design mais atrativa. O modelo irá competir no mesmo seguimento que o Volkswagen B7 Passat e o Kia Optima.

Para os consumidores europeus, o modelo estará disponível para compra dentro de poucos meses, com oito opções de motorizações. De acordo com a montadora, em 2012 será lançado uma opção híbrida a diesel usando a mesma tecnologia encontrado no 3008 Hybrid4 crossover.

Aparentemente o novo 508 será o veículo mais apreciado no seguimento de veículos de médio-porte, porém resta a dúvida de quando ele será vendido para outros lugares fora de Europa.

Fonte: CarScoop

Fotos: Divulgação


continue lendo...