Knight Rider, série com nanotecnologia, Shelby Mustang e muita ação

Este domingo na Warner Channel estréia a nova versão da série que fez sucesso nos anos 80, Knight Rider. 

O Warner programou para domingo, 05 de abril, às 20h00, a estréia da série Knight Rider a qual trás coisas novas. Desta vez o carro KITT, um Shelby Mustang GT500, será conduzido por Mike Tracer (Justin Bruening), um ex-soldado que serviu no Iraque e o filho de Michael Knight (que na série original foi vivido por David Hasselhoff). O carro é fantasiadamente equipado com nanotecnologia e inteligência artificial, armas dignas de um jato caça e ainda pode se transformar em qualquer outro carro para enganar os vilões.

Antes de criarem a nova série, foi feito um filme baseado na história do Knight Rider, que foi ao ar em fevereiro de 2008. E como programado a Warner irá exibir o filme na sexta, 03/04, às 23h00. A reprise vai ao ar no domingo (05/04), às 17h00.

A série foi produzida por Gary Scott Thompson o mesmo que produziu "Las Vegas" e "Velozes e Furiosos" e juntamente com Doug Liman produtor de "A Identidade Bourne". A 1ª de Knight Rider possúi 17 episódios.

Não podemos dizer que a série será um sucesso como a antiga, mas não custa nada dar uma passada para ver o Shelby Cobra mostrar o que pode fazer.



Fonte: Seriesonline

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Carro Novo, Modelo Antigo. É hora de trocar de carro

Carros novos são vendidos a preços de promoções devido ao lançamento de outros carros da marca

Essa época do ano com a taxa baixa do IPI o preço dos carros caíram muito em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso o preço dos carros antigos tem caído bastante com os novos modelos de suas respectivas marcas chegando ao mercado. Foi como aconteceu com Gol G4 que mesmo sendo possível compra-lo zero km, o preço caiu muito por causa do lançamento ano passado do Gol Geração 5 (aquele da Gisele Bundchen e do Stalone). O mesmo aconteceu com o Renault Clio, que com a chegada do novo carro da Renault, Symbol, perdeu preço e agora é motivo de promoções.

É possível encontrar o Clio sendo vendido a R$30.890 modelo sedan, com ar condicionando e duplo airbag, 1.0 16V de 76/77 cv Hi-Flex. Provavelmente o preço vale a segurança, porque não é todo carro que se encontra duplo airbag em preços acessíveis.

Hoje foi divulgada que a tava do IPI vai ser estendida até junho, ou seja, os preços continuarão baixos até lá, e com as montadoras infelizmente indo a falência, os preços vão cair cada vem mais.

Fonte: Notícias Automotivas

 


continue lendo...

Sigma GTE, novo elétrico esperado para 2010

Mais um elétrico chegando, agora com cara de Ford Mustang 

Sigma Motorworks construiu carro esporte com cara de mustang que tem previsões de chegar em 2010. De acordo com Matias Gorfinkiel, diretor das operações de construção do EV, “O Sigma GTE é o começo de uma produção de modelos esportivos que traremos ao mercado no início de 2010, quando esperamos vender 500 carros”.

A maior parte dos componentes como as partes da frente e traseira, derivam da Ford, assim como o cockpit foi baseado no antigo Mustang. Os dois motores elétricos fornecem 100 cavalos de potência cada um, e as baterias de lítio jogam 144 volts de eletricidade podendo dar um rendimento de 100 milhas ou 160 km. E é esperado que o carro esporte consiga obter uma velocidade de 230 km por hora. Steve Kase, chefe de desenvolvimento da Sigma Motorworks, diz que o GTE será um dos mais rápidos carros elétricos do mundo.

Porém todos sabem o quanto é difícil entrar no mercado automotivo estabelecido com carros elétricos, até carros super desejados como o Tesla Model S são um exemplo disso, o que podemos dizer é boa sorte, por que eles irão precisar.

Fonte: Autobloggreen


continue lendo...

Audi Shark! Tubarão inspira designer em competição

Conceito hovercraft que ganhou o concurso de design da Audi. 

O futuro dos automóveis é o que mais motiva os designers e engenheiros na hora de desenvolverem um carro, a Audi recentemente fez um concurso de design e o vencedor foi o Audi Shark, que lembra um tubarão com suas linha alongadas, desenvolvido pelo turco Kazim Doku.

Kazim além de inovar em tecnologia futurista em seu design, utilizou formas de outros carros da marca para modelar o seu Audi Shark, como os faróis em LED’s típicas da marca, partes da lateral do R8 e lanternas do S3.

Como prêmio, ganhou uma bolsa de 70% na prestigiada Domus Academy na Itália. Kazim Doku já é um veterano em ganhar prêmios de design automotivos, foi vencedor de uma competição promovida pela Ford e ficou finalista outra da Peugeot.

Fonte: Wishonline 

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Presidentes da GM e da Peugeot Citroen afastados do cargo

Mundo econômico automotivo em crise mais uma vez, agora até os altos executivos foram pegos.

Devido as turbulências causadas pela crise econômica até os altos executivos estão perdendo os seus cargos. Ontem o CEO da GM Rick Wagoner foi tirado do cargo, após uma reunião com executivos da GM, Wagoner deixou o cargo.

A provável causa disso foi a pressão do Governo Obama para que a GM dessa uma posição em relação a crise financeira internacional, coisa que não aconteceu. Não deixando alternativas, fazendo com que tivessem que tirar Wagoner de seu cargo. Rick disse a imprensa a seguinte frase "A GM é uma grande companhia com uma história lendária, ignorem os duvidosos porque eu sei que esta também é um companhia de grande futuro", a GM agora tem 60 dias para mostrar novas estratégias de como irá se restabelecer e seguir em frente. Por causa desse fato as ações da empresa já despencaram 20%.

Além da GM, a família que controla a Peugeot tirou também do cargo de CEO Christian Streiff, que controlava parte da empresa PSA Peugeot Citroen desde 2007. Tudo por questões financeiras e o mal posicionamento em relação ao que fazer para sair do buraco da crise.

Para substituir os cargos entrará para a GM Fritz Henderson, e para PSA Peugeot Citroen Phillipe Varin.

Fonte: Autonews / Notícias Automotivas


continue lendo...

Banir carros pretos? Não, apenas aumentar a refletividade.

Governo da califórnia se manifesta em relação a notícia dada alguns dias atrás sobre o banimento de carros pretos. 

Há alguns dias atrás foi vinculada pela internet uma notícia que o Governo da Califórnia estava a cogitar a possibilidade de banir carros de cor preta para tentar diminuir a emissão de gases poluidores (já que carros de cor preta em ambientes quente tem a tendência de gastar maior energia). Porém depois de a notícia se disseminar na internet como “Califórnia está banindo carros pretos!”, o governo se manifestou em relação isso. Dizendo que foram interpretados erroneamente, e que não querem banir os carros pretos, mas sim aumentar a refletividade para tentar assim diminuir a emissão de gases, mudando ou aumentando o reflexo das cores. Por agora a discussão sobre isso está parada, e o governo diz que está aberto a sugestões do público sobre a idéia.

Fonte: Autobloggreen / LA Times / Autoblog


continue lendo...

Hyundai BLUE-WILL será revelado esta semana

Hyundai revelará esta semana o híbrido completo que irá competir com o Toyota Prius 

Dia 2 de abril será revelado no Salão de Seoul 2009 o mais novo híbrido BLUE-WILL da Hyundai. Sendo uma junção de híbrido com um motor elétrico, que entra no mesmo segmento do Toyota Prius e Honda Insight. O carro disponibiliza um motor de 1.6 de injeção direta, um motor elétrico de 100 kw, 134 cavalos de potência, juntamente com baterias de lítio que ajudam e empurram o motor elétrico.

Possui ainda células solares para dar um pouco mais de energia as baterias. Mas o que é realmente interessante nesse carro em questão de ser ecologicamente correto, é que algumas partes do carro são feitas de material reciclado, como garrafas PET recicladas, que preenchem algumas partes plásticas do interior do carro e a proteção do motor.

Em poucos dias teremos maiores informações, quando o híbrido for revelado a todos em Seoul.

Fonte: Autobloggreen / Notícias Automotivas / Hyundai


continue lendo...

Microsoft Auto 4.0


A Microsoft está cada vez mais se aprofundando no meio automotivo. 

Microsoft Auto é um sistema operacional que pode executar vários serviços e aplicativos desenvolvidos pela Microsoft ou outras empresas. 

Além de executar sistemas de comunicação semelhantes ao Fiat Ford Sync e Blue & Me, a próxima versão do Microsoft Auto será possível rodar o sistema inteiro de áudio do veículo. Podendo sintonizar um rádio, tocar um CD e transferir músicas dos CDs para o disco rígido do carro.

Se um mesmo software pode fazer varias dessas funções, as montadoras não irão precisar instalar cada aparelho separadamente. Todas as funções poderam ser concebidas em uma única peça de hardware, reduzindo assim os custos.

A Hyundai foi a primeira montadora a dizer que irá utilizar o produto. No ano passado, a empresa coreana anunciou um acordo com a Microsoft, mas até agora nenhuma marca revelou aplicações específicas para o software. Eles tem planos para estrear veículos com o novo sistema da Microsoft no próximo ano, diz a empresa.

Ford usa uma versão ligeiramente mais velha do Microsoft Auto. Em 2007, a Ford começou a utilizar o software de voz para controlar dispositivos de música portáteis e telefones celulares. Desde então, tem acrescentado aplicações que vão desde a notificação de falha automática a turn-by-turn nas direções.

Só nos resta esperar que esse sistema operacional utilizado nos carros tenha menos problemas operacionais que o Windows, caso contrário estaremos com problemas.

Fonte: Autonews


continue lendo...

Ford anúncia domínio dos carros elétricos em sua linha de produção


Ford diz que veículos elétricos irão representar “grande parte” de sua linha na próxima década apartir de agora. 

"Em 10 anos, 12 anos, você vai ver uma grande parte de nosso portfolio se mover para veículos elétricos", diz a Ford. A empresa tem planos delineados para veículos elétricos e híbridos, porém está afirmação da Ford nos da uma idéia de como as montadoras tem uma visão a longo-prazo com a questão da tecnologia dos carros elétricos.

A Ford foi a primeira montadora a se comprometer e implementar seus próprios híbridos como o Escape SUV em 2004. Porém teve que voltar atrás quando a sua economia começou a se afundar.

Mas ressalta que irá iniciar um plano comercial para uma van elétrica para 2010, um pequeno carro elétrico ao decorrer do ano e um plug-in hybrid para competir com o Chevy Volt da GM em 2012.

"Dez anos passaram muito rapidamente e acho que vamos ter uma melhora significativa na eficiência do combustível no motor de combustão interna "  diz a Ford, e ressalta "Você verá mais híbridos, mas você vai ver realmente muito mais veículos elétricos.”.

Fonte: Autonews


continue lendo...

iPhone integrado no LRX novo conceito da Land Rover


Tocou ligou, girar a chave é coisa do passado, porque não usar a tecnologia do iPhone? 

No salão detroit do ano passado foi divulgado o carro conceito da Land Rover LRX, possuindo um lugar especial para o iPhone, sim, um lugar de encaixe para o iPhone no console do novo Land Rover, e o mais interessante disso tudo é o fato de você com um toque na tela touch screen do iPhone poder ligar o carro! Realmente impressionante, além de dar opções de ouvir música e outros aplicativos do aparelho, possúi ainda outras duas telas de LCD touch screen em seu painel frontal.

O conceito LRX não é apenas mais um conceito doido que vemos por ai em salões automotivos, ele possui um acabamento impecável, desde os faróis com a inscrição Land Rover e os pneus com “LRX” na sua lateral, faz com que os detalhes se sobressaiam.

Obs: Essa notícia já tem algum tempo, mas para os que não viram ainda vale apena ficar sabendo, porque a tecnologia é realmente interessante.

Confira vídeo com algumas explicações do sistema de conecção do iPhone.


Fontes: Autoblog / Noticiasautomotivas / engadget / macmagazine


continue lendo...

Tesla Sedan Eletrico, ele chegará ao mercado, devem ter zero dúvidas sobre isso


Revelado nesta quinta-feira o Sedan Elétrico de mais baixo custo, Tesla. A empresa diz que irá entrar em produção no terceiro trimestre de 2011. 

HAWTHORNE, Califórnia (Reuters) - Electric car start-up Tesla Motors IncTesla's Model S quatro portas sedan vai custar US $ 49.900, preço salgado para nós, mas para os americanos é equivalente a um carro a gasolina de US $ 35.000, já que o carro a gasolina irá ter os gastos com o reabastecimento, sendo o preço do galão do petróleo cotado a $4.

O anúncio do Tesla surge como muitas outras montadoras, com o apelo de seus consumidores por carros elétricos e ecologicamente corretos devido a volatilidade do preço dos combustíveis e produção de gases tendo o efeito do aquecimento climático. A GM por exemplo está com sua reputação em jogo, trazendo o plug-in para o mercado elétrico no Chevrolet Volt no final do próximo ano, embora inicialmente irá produzir apenas 10.000 Volts anualmente, enquanto o Tesla será produzido 20.000 unidades por ano.

O Tesla’s Model S estará tentando abranger boa parte de compradores, desde os carros médios aos grande sedãns, e a empresa usa o seguinte slogan "as affordable as possible" que pode ser traduzido como “tanto acessível quanto possível”.

Aos que dizem que esses carros não vão chegar ao mercado e são apenas meros conceitos, Musk fundador do tesla da a seguinte mensagem "O carro será fabricado, ele chegará ao mercado. Devem ter zero dúvidas sobre isso".

Fonte: Autonews

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Chanel Fiole conceito sul coreano

Novo conceito clássico Preto e Branco 

Jinyoung Jo é um carro que teve seu designer feito em Hong-ik, Universidade na Coréia do Sul, e esta foi sua criação: um Chanel Fiole, com seu design centrado na simplicidade das linhas e “no melhor do preto e branco”. E como outros conceitos também há ênfase no fluxo de ar aerodinâmico. Um carro de três assentos, dois na frente e um outro entre os dois, mas este é melhor considerado um carro de dois assentos lustroso típico de runway’s.

Fonte: Autoblog


continue lendo...

Freightliner mostra novo conceito de tecnologia futurista


Daimler Trucks North America usou o Mid-America Trucking Show em Kentucky para mostrar o seu mais novo conceito

A inovação do caminhão está em sua aerodinâmica, o que faz com que o caminhão tenha um gasto bastante reduzido de combustível. Para facilitar o melhoramento da sua aerodinâmica foi retirado os espelhos laterias e trocados por câmeras, além de ter sido colocado underbody painels (saias), defletores no teto e divisores do ar na frente.

Com tanto enfoque no gasto de combustivel, não é de surpreender que a Daimler tenha equipado o caminhão com motor a diesel BlueTec, e emissão dos gases após tratamento um tratamento peculiar com uréia diretamente no exaustor, para diminuir as emissões de oxido de nitrogênio. A ParkSmart VHAC technology melhorou o sistema de controle de ar do caminhão, fazendo que não seja necessário usar a energia do motor, mas sim de baterias auxiliares. A Daimler diz que a inovação é apenas para mostrar aos seus clientes o que eles devem esperar no futuro


continue lendo...

West Coast sem carros pretos


Califórnia quer proibir carros pretos para diminuir a emissão de gás carbônico

O que os californianos tem contra a cor preta? Na verdade é uma atitude realmente inteligente, pois qualquer um sabe que estar dentro de um carro preto durante o sol escaldante em um lugar de clima quente não é nada agradável, ligar o ar-condicionado? Quem sabe, mas você poluirá mais, então porque não trocar a cor do carro e solucionar parte do problema?

O Estado da Califórnia quer proibir a vinculação de carros pretos, com o intuito de diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera, já que os carros de cor preta absorvem maior calor do que os carros de outras cores, intensificando a emissão de poluentes.

Fonte: Autoblog


continue lendo...

Queda na Voltagem

Crise econômica faz com que produção de carros ecologicamente corretos fique desacelerada 

A muitas teorias sobre esse desaceleração das motadoras. A falta de dinheiro para os projetos é o menor dos problemas, a crise econômica mundial afetou e fez despemcar o preço do barill do petróleo, fazendo com que as pessoas não se interessassem tanto pelos carros híbridos e elétricos nos Estados Unidos e Inglaterra. 

A Ford por exemplo, para conseguir ajuda financeira dos congressistas dos Estados Unidos, prometeu investir em automóveis menos poluentes, incluindo o lançamento de um sedã elétrico para 2011, Mas seu modelo mais comprado pelos americanos ainda é a picape Série F, que voltou a liderar o mercado.

Ocorre então um grande dilema – como investir em um mercado hoje sem saber como ele estará amanhã? A GM pelo menos já garantiu que o lançamento do Chevrolet Volt não será afetado, e será ainda mantido para 2010 e, para isso, planeja investir 758 milhões de dólares.

Por outro lado, não podemos deixar de cogitar que o fato dessa desaceleração estar ocorrendo pode ser pelo próprio motivo da queda do petróleo, já que está ocorrendo a crise, investir em carros que não utilizariam combustível fóssil seria ruim para o pais em questão (EUA). Já que eles precisam girar a economia, fazer com que ocorra a diminuição do consumo de petróleo seria algo fora dos planos do governo para sair da crise com certeza.

Fonte: Quatro Rodas


continue lendo...

Mercedes F-Cell Roadster, modernamente antigo

Mercedes Bens traz mais uma nova tecnologia inédita. 

Mercedez desenvolve carro com modelagem antiga, porém com alta tecnologia empregada. Desenvolvido por 150 estagiários e jovens engenheiros, o novo modelo da mercedes tende para o lado rico do principio da história dos automóveis. Resultando no carro que irá chamar a atenção, o F-Cell Roadster.

O carro teve seu modelo basiado no carro de 1886 Benz Patent Motor Car, com grandes rodas estilo antigo imitando o velho carro. Além disso, dispõe de tecnologias extremamente novas, como fibra de vidro para o corpo, e formado apartir de componentes de Formula 1. Os bancos são feitos de fibra de carbono e couro costurados a mão.

O F-Cell dispõe de todas as tecnologias modernas, incluindo uma célula de combustível e sem emissões que fica em sua parte traseira. É possível controlar o F-Cell em um sistema drive-by-wire que usa um joystick em vez de um volante, que faz voltar aos velhos tempos de controles de mão.

Fonte: Autoblog


continue lendo...

Carro Voador toma os céus


Invenção da MIT faz seu primeiro voo de teste

Um protótipo do que está a ser publicitado como o primeiro carro prático que voa, foi ao ar pela primeira vez este mês, um marco de um projeto iniciado há quatro anos por alunos do MIT no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica. 

Em 7:40 de 5 de março, o carro alado pegou velocidade em uma pista em Plattsburgh, NY, decolou, voou por 37 segundos e desembarcaram mais embaixo da pista - uma manobra que iria se repetir uma meia dúzia de vezes ao longo dos próximos dois dias. Nos próximos meses, a empresa chamada Woburn Terrafugia, irá testar o avião em uma série de voos cada vez mais longos e uma variedade de manobras para aprender sobre sua movimentação características.

Entusiastas da aviação passaram quase um século a perseguir o sonho de voar um carro, mas o público em geral tende a ver a idéia como uma novidade. Ainda assim, tal poderia ter um veículo de recurso mais prático, agora que a Administração Federal de Aviação foi criou uma nova classe de avião - Light Sport Aeronaves - e uma nova categoria de licença apenas para os pilotos de tais embarcações, incluindo o Terrafugia's de dois-lugares de Transição. 

Phil Meteer o piloto de teste, que estava no seu posto de comando em Plattsburgh, disse que o curto e simples primeiro vôo foi tanto "incrivelmente incrível" e uma importância vital: "Noventa por cento do risco total do programa vinha no primeiro voo, e agora isto já é passado". 

Um coronel aposentado da Força Aérea E.U., Meteer disse que o avião tratou de forma eficiente os testes dos vôos e as possíveis contingências que ele tinha esperado se tornaram irrelevantes. "Você está em um estado super-alerta" durante a primeira decolagem, ele disse, mas como ele viu como suavemente o voo estava indo, ele ficou em um estado de "Wahoo: nada disso está acontecendo!" afirma o coronel com felicidade.

Fonte: MIT - massachusetts institute of technology

continue lendo...

VW Tiguan movido a hidrogênio


Protótipo HyMotion fabricado no início de 2008, o carro tem autonomia de 230 km e tem motor elétrico de 80 Kw (136 cv). 

A Volkswagem trouxe ao Brasil o protótipo movido a hidrogênio Tiguan HyMotion, construído no Centro de Células a Combustível de Wolfsburg, na Alemanha. Nesta sexta-feira (20) no kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri, na Grande São Paulo, a montadora ofereceu um Test-drive.

Houveram várias modificações sobre o modelo convencional a gasolina, que começara a ser vendido no mercado nacional em abril. Ao todo, o carro ganhou 250 quilos extras graças, principalmente, ao conjunto de células de combustível e a uma bateria de íons de lítio (que funciona como acumulador adicional para recuperação de energia de frenagem), ambos instalados na parte inferior interna do porta-malas (no lugar do estepe), e ao motor elétrico que fica sob o capô.

Já na região abaixo dos bancos traseiros e porta-malas está integrado o tanque de hidrogênio. Apesar de toda essa tralha, os engenheiros conseguiram preservar o bom espaço interno do Tiguan, um SUV médio como BMW X3, Mercedes-Benz GLK, Ford Edge e Chevrolet Captiva, entre outros.

Em ação, o modelo tem o comportamento típico dos carros elétricos, ou seja, quase nada de barulho e 100% do torque disponível logo de cara. Mas como é muito pesado (1.870 quilos) e o motor é relativamente fraco (110 cavalos de potência, mais a potência extra da bateria de lítio que eleva o propulsor para 136 cv) as arrancadas são lentas e o comportamento nas curvas deixa a desejar. Por causa dos quilos extras, o sistema de freio teve de ser redimensionado o que deixou o pedal extremamente duro.

Na prática, o protótipo não empolga em ação, como comprovam os números de desempenho divulgados pela montadora: 0 a 100 km/h em 14 segundos e velocidade máxima de 140 km/h . Mas o desempenho ainda não é o objetivo principal desse projeto da montadora, que começou em 1996. O foco dos engenheiros está no aumento da autonomia e na eliminação de componentes e, consequentemente, de peso.

Para isso, eles já trabalham em um novo sistema de célula de combustão de alta temperatura, que substitui a água das células por ácido fosfórico – que gera maior quantidade de energia e promete deixar a tecnologia mais viável para entrar em produção em médio prazo (cerca de 10 anos).

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1051901-9658,00-G+ANDOU+NO+VW+TIGUAN+MOVIDO+A+HIDROGENIO.html 

continue lendo...

Cadillac CTS Wireless


Empresa oferece conexão Wi-Fi no sedan. Novo sistema inicia em abril.

O Cadillac CTS irá tornar-se um dos mais quentes, procurando os pontos quentes do planeta no início de abril. 
Este Cadillac vai começar oferecendo conexão sem fio no CTS sedan desportivo, a General Motors Corp disse nesta quinta-feira. Cadillac WiFi feito pela autonet Mobile vai estar disponível como opção a $ 499-instalado e custam US $ 29 por mês para o serviço. 

O sistema, desenvolvido pela autonet móvel, utiliza a tecnologia móvel 3G assim o sedan se torna um provedor de internet, enquanto se desloca. O sistema permite que mais de um computador se conecte a Internet ao mesmo tempo, de modo que o passageiro dianteiro poderia verificar e-mail enquanto alguém nas costas lê as notícias da FuturAuto.

Dependendo da resposta do consumidor a nova opção, a Cadillac irá considerar a oferta de WiFi para outros modelos, mas o sistema só irá estrear no CTS, disse o porta-voz David Caldwell da Cadillac. 
"Adicionando Wi-Fi é uma extensão natural da tecnologia e funcionalidades já dentro do CTS, com um disco rígido de 40 GB com porta USB, um pop-up do sistema de navegação caracteriza o tráfego em tempo real e as previsões meteorológicas, com exclusiva capacidade para fazer uma pausa e rebominar o rádio ao vivo ", disse Mark McNabb, América do Norte, Vice President, Cadillac, em uma declaração liberada quinta-feira. A Cadillac irá demonstrar o sistema durante o New York International Auto Show de abril de 10 a 19. 

fonte: http://www.detnews.com/article/20090320/AUTO01/903200374/1013/BIZ04

continue lendo...

Gigante Hummer é a antítese dos carros ecológicos


SUV foi sucesso de vendas há dois anos e hoje sofre com a crise do petróleo. GM pôs a marca à venda e fabricantes indianas mostraram interesse.

Enorme 4x4 adaptado de um veículo militar, sedento de gasolina, sinônimo do luxo exibicionista dos novos ricos e rappers, o Hummer, que a General Motors pretende vender, simboliza todos os excessos do automóvel. O Hummer inspirado em um pequeno veículo militar, o "High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle" (veículo com rodas multiuso de alta mobilidade), é também chamado de "Humvee". Muito utilizado durante a Guerra do Golfo e dos Balcãs, o Humvee substituiu os Jeeps nos campos de batalha. A AM Motors, sua primeira fabricante, lançou uma versão civil em 1992, similar ao modelo militar, mas incluindo luxuosos componentes no interior. Um dos primeiros clientes desse veículo desproporcional, rebatizado Hummer H1, foi o governador de Califórnia Arnold Schawrzenegger, que, reza a lenda, teria solicitado especificamente à AM Motors que projetasse uma versão civil depois de ter gostado dos Humvee em seu filme "Um Tira no Jardim de Infância".

A AM Motors vendeu em 1998 a marca à General Motors que o equipou em 2002 com um turbodiesel V8 de 6 litros e lançou o modelo Hummer 2, mais parecido com um veículo esportivo e construído com um chassi Chevrolet. O enorme veículo se tornou muito popular nos Estados Unidos e apareceu em diversos filmes (Jurassic Park entre eles) e em clips de rap. A GM logo lançou o Hummer H3 em 2005, derivado do Chevrolet Colorado, apenas menor. Em maio de 2006, suspendeu a produção do modelo H1, já que não era mais rentável. As vendas do Hummer explodiram, com um pico de 70.000 unidades nos Estados Unidos em 2006, popularizando-se em mais de 30 países. Desde 2002, a GM vendeu mais de 250.000 H2 e H3.

Muito potente (325 a 400 cavalos de força em média), com um peso de cerca de 3 toneladas e muito custosos, os Hummer são também particularmente poluidores, ruidosos e incômodos, o que não impede que seus amantes os utilizem na cidade. A um custo que varia entre US$ 31 mil e US$ 64 mil nos Estados Unidos e de 46 mil a 140 mil euros na Europa, o Hummer consome, segundo a imprensa especializada, de 13 a 25 litros a cada 100 quilômetros e emite de 7 a 10 toneladas de gases causadores do efeito estufa por ano, fazendo dele um dos veículos mais poluentes do mundo. Em meio às críticas dos ecologistas, Arnold Schwarzenegger finalmente desistiu de seus Hummer dois anos atrás. Hoje o veículo é alvo dos defensores do meio ambiente e sua demanda começou a cair. O aumento dos preços da gasolina o tornou claramente impopular nos Estados Unidos: suas vendas caíram 21% em 2007 e 30% nos primeiros quatro meses de 2008.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL598355-9658,00-GIGANTE+HUMMER+E+A+ANTITESE+DOS+CARROS+ECOLOGICOS.html

continue lendo...

Opel Ampera, em rumo aos carros elétricos



Mais um passo em busca dos carros ecológicos é dado, neste dia 3 de março será exibido a imprensa o novo Opel Ampera, sendo um carro parecido com o Volt, e tendo autonomia voltada a eletricidade.


O híbrido será uma junção do Volt com alguns detalhes específicos da Opel, que parecem o conceito do Flexstream e o Insignia. O Ampera não quer ser um Volt com apenas algumas mudaças na parte frontal.


Como o Chevrolet Volt usa o sistema plugin híbrido chamado Voltec, o Ampera também o usará, tendo uma autonomia de até 60 quilômetros rodando com energia das baterias apenas. Sendo possível carregar o Opel Ampera em qualquer tomada de 230 volts.

Somente no dia 5 de março, todo o público vai poder conferir a novidade de perto. O lançamento oficial acontecerá somente daqui a 2 anos em 2011 na Europa.


continue lendo...